sexta-feira, 12 de março de 2010

RECAP - Refinaria de Capuava: tratamento de água

E por falar em economia de água, tratamento de água e reuso deste recurso vamos analisar o que a RECAP tem feito com relação a este recurso na cidade em que está situada no ABC.

A RECAP – Refinaria de Capuava / Petrobras - vem inovando já há algum tempo quando o assunto é tratamento de água.

As ETAs – Estações de tratamento de água da Refinaria de Capuava na cidade de Mauá, São Paulo - tratam em média 1.000 m3/h de água bruta e tem como finalidade o atendimento das necessidades de água industrial, não só da própria refinaria como também do pólo petroquímico de Capuava, um conglomerado de importantes empresas desse setor.

A captação da água bruta é feita no Rio Tamanduateí, que no decorrer dos anos, como já sabemos, vem piorando de qualidade e por conseqüência piorando gradativamente a água industrial enviada aos consumidores industriais.

Nelson Roberto Cancellara é Químico de Petróleo da Petrobras, lotado na Gerência de Otimização da Recap e que tem como uma de suas funções a responsabilidade de cuidar da qualidade de água tratada. Ele afirma que é um grande desafio melhorar a qualidade desta água, posto que sua origem é um rio que ao passar pela RECAP já está poluído, embora sua nascente esteja há alguns poucos quilômetros da captação.

“A água é um insumo vital em qualquer atividade industrial; e particularmente crítica em setores como de refinação e petroquímico, pois que a sua falta pode simplesmente inviabilizar qualquer investimento nestas áreas”, revela Nelson.

Embora alternativas de abastecimento estejam sendo consideradas, os esforços para melhorar a qualidade da água tratada tem sido uma preocupação constante.

A água bruta do rio entra em uma bacia de captação e de lá é bombeada para uma represa (represa II) que tem uma capacidade nominal de 1.750.000 m³ e de onde é conduzida para a Eta II dando origem à Água Industrial e assim encaminhada ao pólo petroquímica ao norte, inclusive PQU. Por transbordo ocorre o abastecimento de outra represa (represa I) que tem a capacidade de 617.000 m³ e atende através da Eta I as necessidades de Água Industrial da RECAP e, ocasionalmente, das empresas do pólo localizadas ao leste.

“Com um rio que contém cerca de 75% de esgoto de várias origens, dá para se ter uma idéia que um tratamento convencional com o decorrer do tempo não pode produzir uma água clarificada de boa qualidade. Se torna necessário um investimento nada razoável ou a utilização de tecnologia mais avançada de tratamento.” explica Nelson.

Para maiores informações:





Nenhum comentário:

Postar um comentário