ATIVIDADE DE QUÍMICA - 2o ANOS
Você já parou para pensar na quantidade de água que está envolvida em cada uma das atividades diárias que realiza?
E água virtual você sabe o que é?
Imagine a quantidade de água necessária para produzir o pão francês que você como todos os dias no café da manhã:
- se pensarmos no momento do preparo da terra para plantar o trigo, até a sua colheita e processamento, você consegue imaginar a quantidade de água para que todo esse processo seja realizado?
- e para transformar o grão em farinha, depois misturá-lo aos ingredientes e preparar o "pão nosso de cada dia"?
É sobre esses valores que se trata o termo água virtual.
Segundo a SABESP o termo pode ser descrito da seguinte forma:
ÁGUA VIRTUAL
É a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido "virtual", considerando a água necessária aos processos produtivos. É uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem.
Por exemplo, para produtos primários como cereais e frutas, o cálculo da água virtual é relativamente simples: é a relação entre a quantidade total de água usada no cultivo e a produção obtida (m³/ton). A estimativa da água requerida no cultivo dos vários tipos de plantas é feita em função do tipo de solo, clima, técnica de plantio e irrigação, etc.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
Instruções: Responder às questões e entregar ou enviar por e-mail (elicriscouto@uol.com.br)
Atividade em duplas ou trios.
QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO:
1) Pesquise por que a China precisa importar todos os anos cerca de 18 milhões de toneladas de soja? Explique.
2) Por que podemos dizer que o Brasil ao exportar carne bovina também exporta água? Explique.
3) Represente num mapa os fluxos de água virtual no planeta.
Se necessário acesse: www.wateryear2003.org
4) Elabore um gráfico de barras para os valores de água virtual presente nos alimentos abaixo, para isso utilize o programa Excel:
(litros de água por kg de alimento produzido)
Alimentos - Litros de água por Kg de alimento produzido
Azeite de Oliva - 11.350
Azeitona - 2.500
Manteiga - 18.000
Óleo de soja - 5.405
Queijo - 5.280
5) Compare os valores de água virtual presentes na produção de manteiga e queijo e explique as razões desta diferença.
6) Quais os valores de água consumidos na produção dos seguintes alimentos:
a) café
b) carne bovina
c) laranja
d) beterraba
ATIVIDADE DE QUÍMICA
Instruções: Responder às questões e entregar ou enviar por e-mail (elicriscouto@uol.com.br)
Atividade em duplas ou trios.
QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO:
1) Pesquise por que a China precisa importar todos os anos cerca de 18 milhões de toneladas de soja? Explique.
2) Por que podemos dizer que o Brasil ao exportar carne bovina também exporta água? Explique.
3) Represente num mapa os fluxos de água virtual no planeta.
Se necessário acesse: www.wateryear2003.org
4) Elabore um gráfico de barras para os valores de água virtual presente nos alimentos abaixo, para isso utilize o programa Excel:
(litros de água por kg de alimento produzido)
Alimentos - Litros de água por Kg de alimento produzido
Azeite de Oliva - 11.350
Azeitona - 2.500
Manteiga - 18.000
Óleo de soja - 5.405
Queijo - 5.280
5) Compare os valores de água virtual presentes na produção de manteiga e queijo e explique as razões desta diferença.
6) Quais os valores de água consumidos na produção dos seguintes alimentos:
a) café
b) carne bovina
c) laranja
d) beterraba
7) A água virtual existe de verdade?
8) Compare e discuta o consumo de água virtual do Brasil e da Alemanha.Veja o texto na integra e aprenda ainda mais visitando a página da Sabesp: http://www.sabesp.com.br/
8) Compare e discuta o consumo de água virtual do Brasil e da Alemanha.Veja o texto na integra e aprenda ainda mais visitando a página da Sabesp: http://www.sabesp.com.br/
Água fonte de vida.
essa atividade é pros terceiros anos tambem?
ResponderExcluirIngrid Frohlick 3°A