quarta-feira, 12 de maio de 2010

TABELA COPA 2010

A química também está presente no futebol

           A revista Nature publica um estudo onde se anuncia a descoberta de uma nova molécula com uma estrutura semelhante a uma bola de futebol. É constituída por 60 átomos de carbono, que formam 12 pentágonos e 20 hexágonos. Pertence ao grupo dos fulerenos, moléculas orgânicas constituídas exclusivamente por átomos de carbono. A sua designação em português deriva da sua semelhança estrutural com uma bola de futebol [por isso futeboleno] ao passo que, a sua designação inglesa (buckminsterfullerene), deriva do nome do arquiteto e engenheiro americano, R. Buckminster Fuller, que em 1976, notabilizou-se ao assinar o projecto da cúpula esférica do estádio onde se realizaram as Olimpíadas de Montreal. 


         Nem em ano de Copa do Mundo da pra esquecer ou deixar a Química de lado. Afinal de contas a Química está presente em tudo e até nas melhores coisas da vida: Futebol

       E aqui a tabela dos grupos que jogam este ano.




Profa Eliane Couto
Química e Torcedora

ENERGIA NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL

ATIVIDADE DE QUÍMICA

 

3o ANOS - 2o BIMESTRE



ENERGIA: O QUE MOVE O PLANETA!

          A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. O petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos, os países do oriente médio e vários outros. Por isso diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizaram as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogênio, a energia das mares, o etanol e a biomassa.

Refinaria Capuava - RECAP


          Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas para uma menor contribuiçao para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo.

           A energia é o que move o mundo e será o que vai levar os jogadores brasileiros para a Copa do Mundo 2010, no dia 26 de maio. A Copa começa dia 11 de junho e o Brasil estréia no dia 15 de junho contra a Coréia do Norte.

          Estamos a poucos dias da Copa do Mundo e para conhecermos melhor o País que será sede da Copa deste ano proponho as seguintes questões:

            Em 11 de junho de 2010, quando o juiz apitar dando início à Copa do Mundo, a África do Sul será o centro das atenções. Historicamente marcada pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994, que segregou social, política e economicamente os negros, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje todos, não importa a cor, erguem juntos o país mais rico do continente.
            Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre este país que abriga animais selvagens e ainda sofre com a pobreza.


Questões:

1) Represente geograficamente a África do Sul e indique:
a) nome oficial
b) população
c) topografia
d) clima
e) superfície
f) capitais
g) idioma
h) moeda
i) PIB per capita
j) inflação
k) taxa de desemprego
l) sistema político
m) religião
n) fontes de energia utilizadas

2) Compare os dados acima com os dados do Brasil e comente.

3) Faça um levantamento dos principais tipos de energia utilizados na África do Sul.

4) Qual a posição atual da África do Sul com relação a emissão de poluentes atmosféricos?

5) Relacione os acordos internacionais de emissão de poluentes dos quais a África do Sul faz parte.

6) O que foi o regime do Apartheid?

7) Como foi a participação da África do Sul nas Copas anteriores?

         Espero que o Brasil traga o hexa, mesmo com a convocação "perigosa" de Dunga...


Profa. Eliane Couto